Afinal, o que é esse tal “PODCAST”?
Nos últimos tempos muito tem se falado sobre podcast, essa mídia maravilhosa que está conquistando o mundo, mas ainda tem muita gente que não sabe o que é/como funciona…
Vem comigo que eu explico!
Podcasting, na verdade, é uma forma de distribuição de conteúdo audiovisual (principalmente áudio), e convencionou-se chamar de “podcast” para o conteúdo em si, como se o podcast fosse um programa de rádio com diversos episódios.
Essa distribuição é feita através do feed RSS, um formato de dados/código capaz de enviar o conteúdo para aplicativos chamados agregadores, facilitando o acesso do público. Ao usar um agregador de podcasts, você faz uma “assinatura” daquele conteúdo e passa a receber atualizações dele sempre que elas são publicadas (mas você não precisa ouvir na hora que sai o conteúdo, pode ouvir a hora que quiser, onde quiser e como quiser). Isso significa que o ouvinte não precisa mais ir ativamente ao seu site atrás do conteúdo, o conteúdo chega e ele instantaneamente.
Sabe Facebook, Instagram, Twitter, redes sociais em geral? Elas tem feeds próprios e o conteúdo apresentado depende do que você assina (ou curte, segue, etc). Só que, diferente da redes sociais, o feed de podcast não está atrelado a um algoritmo, ou seja, ele é distribuído para 100% das pessoas que o assinam. Como ele não pertence a nenhuma rede social, ele acaba sendo a forma mais livre e gratuita de distribuição de conteúdo (e vamos torcer para que ele continue assim!).
Inclusive é justamente toda essa liberdade de distribuição do conteúdo que faz com que o feed seja um ato de resistência contra a cultura dos algoritmos e a bolha que ela cria.
Os blogs e diversos portais de notícias/entretenimento utilizam essa tecnologia de feed RSS, geralmente representada por essa imagem:
Se você a encontrar por aí, é porque pode assinar aquele conteúdo e receber atualizações dele por agregadores ou email.
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades e, toda essa liberdade para criar e distribuir conteúdo pode acabar sendo danosa, por isso é preciso que você pesquise bastante o que está ouvindo antes de acreditar em tudo o que é dito.
Mas isso é papo para outro post!
Seriam os podcasts os novos blogs? O que você acha? Deixe sua opinião.
😎