O Plágio do PudimCast no Youtube.

Oi, gente.
O PudimCast completou 4,5 anos no dia 13 e, apesar da produção ter sido interrompida por um ano, considero que ele nunca parou de verdade, pois eu nunca desisti da idéia de manter um podcast com amigos meus sobre os assuntos que despertam nossos interesses.
Nesse tempo todo, além de ter estudado bastante sobre mídia, passei a trabalhar nela como produtora e consultora, ou seja, o Pudim deixou de ser apenas hobby para se tornar um trabalho e um produto meu.

Aconteceram muitas coisas boas comigo por conta do podcast, principalmente do ano passado pra cá. Algumas eu compartilhei aqui no site e outras só nas minhas redes sociais, mas vou tentar catalogar tudo pra fazer uma espécie de “portfólio oficial”.

Claro que, no meio de todas essas coisas boas, também aconteceram coisas ruins.

Essa semana eu descobri dois canais no Youtube com o nome “Pudim Cast” que, inclusive, se consideram “podcasts”. Fiz um apelo no Twitter para que as pessoas denunciassem os canais. Também denunciei ao próprio Youtube e espero que algo possa ser feito.
Por conta das denúncias, recebi um email (automático) solicitando mais informações e compartilho aqui a minha resposta na íntegra:

***

Olá, Youtube.
Meu nome é Cintia Macêdo e na internet sou conhecida como Cintia Pudim.
Em 2015 eu criei um podcast chamado “PudimCast” quando fazia parte da equipe de produção do site Game FM e meu podcast era distribuído por lá.
Em 2018 eu lancei meu podcast de forma independente, com site próprio, via feed e também postei alguns episódios no Youtube, mas deixei de postar lá uns meses depois. Porém, o teaser do podcast ficou no canal esse tempo todo, desde Janeiro de 2018.
De lá para cá, passei a trabalhar na área, dar palestras, cursos e consultorias para outros podcasts, o que significa que meu podcast passou a ser conhecido e reconhecido a nível regional e, mais recentemente, a nível nacional.
Ontem descobri que duas contas do Youtube estavam usando o nome do meu podcast, apenas com uma pequena separação “Pudim Cast“. Ambas as contas se identificam como “o podcast Pudim Cast“.
Considero isso uma apropriação indevida do nome do podcast no qual eu trabalho desde 2015.
O processo para registro da marca já está em andamento mas, por conta da pandemia, está demorando mais do que deveria.
Solicito que as contas sejam notificadas dessa infração e, se possível, removidas, pois ferem meu trabalho criativo e intelectual.
Inclusive um dos episódios (“Não sou feio, sou desbonito”) usa o mesmo efeito sonoro que eu uso no teaser que está disponível no Youtube, um efeito sonoro de fita cassete.
Vale ressaltar que este “podcast” é do mesmo estado que eu (Pará) e surgiu após uma matéria especial publicada comigo na capa de uma revista de circulação estadual (Revista Toda ON – encarte do jornal Diário do Pará).
Estou enviando em anexo tudo o que acho necessário para comprovação de que fui eu que criei esse podcast que acabou se tornando um trabalho pelo qual sou reconhecida.
Também detenho a página do Facebook, o Instagram e o TikTok com o endereço @PudimCast, além de ser a dona do site oficial e dos emails contato@pudimcast.com.brcintia@pudimcast.com.br e pudimcastoficial@gmail.com
Aguardo retorno.
Att.

Cintia Pudim – Criadora e Produtora do PudimCast.

Anexos:

***
Eu não sei isso vai dar em algo mas espero que sim.
Agora é só esperar o que vai acontecer.

Cintia Pudim

Podcaster | Gateira | Consultora de Podcasts | Cafeinólatra | Social Media | 8 ou 80 #PudimCast | #PudimAmarelo | #PudimCasa

%d blogueiros gostam disto: