PudimSide – Fragmentos do Horror

Quando pensamos no Japão, é quase impossível não pensar em mangás, as histórias de quadrinhos criadas por lá e populares no mundo inteiro. Mas o que muita gente não sabe é que, assim como nos quadrinhos ocidentais, existem mangás dos mais diversos gêneros, como comédia, romance, fantasia e horror. Sim, horror! E se tem um gênero no qual os japoneses são mestres, esse gênero é o horror (e também o chanbara, gêneros de filmes que retratam lutas de espadas – mas isso é assunto pra outro post).
E dentro desse universo de horror japonês, um nome se destaca: Junji Ito.

A cara de quem traz o horror ao mundo.

Junji Ito é conhecido por explorar aspectos do cotidiano japonês em suas histórias, mostrando que ninguém está a salvo de acontecimentos bizarros e aparentemente sem explicações. Mesmo com esses acontecimentos bizarros, encontramos personagens tão mergulhados nessas situações que já não temos mais medo dos eventos, apenas uma repulsa.
E essa repulsa também é causada pela qualidade gráfica dos quadrinhos, não nos poupando de detalhes sórdidos e explícitos.

Uma coisa bastante interessante de se notar nas obras de Ito é que todas as suas personagens femininas são belas, com destaque para Mayumi, a doce, inocente e confusa Mayumi, uma das protagonistas da última história, “A Mulher que Sussurra“.

“Fragmentos do Horror” de Junji Ito (publicado pela DarkSide Books)

Fragmentos do Horror” é uma coletânea publicada em 2014 pela DarkSide Books e que conta com 8 histórias mostrando um Ito em ótima forma, apesar de ter passado os 8 anos anteriores sem publicar nada do gênero. As histórias não seguem um mesmo tema, nos dando um pequeno vislumbre da mente do autor.
E para dar um vislumbre dos Fragmentos, conheça um pouco das histórias presentes na coletânea!

“Futon” – Fragmentos do Horror (Junji Ito)

Futon” é a história que abre a coletânea, mostrando um pouco do estilo de vida japonês. Com apenas 8 páginas e se passando toda em único ambiente (um quarto), ela consegue transmitir um medo indescritível, porém ricamente ilustrado. O plot twist é a cereja do bolo; de modo fascinante, Ito nos mostra que qualquer um de nós pode vivenciar o horror mesmo que dentro das nossas próprias casas.

“Monstro de Madeira” – Fragmentos do Horror (Junji Ito)

Monstro de Madeira” se passa em uma belíssima casa japonesa, daquele tipo que é tombada como Patrimônio Histórico… Até mostrar sua verdadeira face! Manami irá, literalmente, se apaixonar pela casa e viver um romance para lá de diferente com ela.
(Spoiler: Algumas cenas misturam nudez e criaturas bizarras, mostrando uma faceta do horror chamada de “horror corporal” já bem explorado em filmes. Esse subgênero é marcado por mutilações e transformações, causando repulsa nos personagens.)

“Suave Adeus” – Fragmentos do Horror (Junji Ito)

Suave Adeus” é uma história emocionante, quase um drama, que mostra a curiosa forma como uma família tradicional japonesa lida com a morte de seus entes queridos. Makoto, a personagem principal, se casa com um dos membros da família e passa a integrar os círculos de oração de despedida e também a partilhar do segredo de sua nova família.

“Pássaro Negro” – Fragmentos do Horror (Junji Ito)

Pássaro Negro” é uma mistura de lenda japonesa com ficção científica, onde uma estranha mulher viaja no tempo e espaço para salvar homens que se encontram em perigos mortais, alimentando-os como se fossem pássaros, e passando a segui-los mesmo depois de salvos.

A edição da DarkSide Books é primorosa, com detalhes na capa que podem passar despercebidos ao 1º olhar, por isso é bom tirar uns minutinhos para admirar a fantástica aplicação de verniz localizado que forma imagens monstruosas).
Seguindo o costume japonês, a leitura é feita de forma invertida, indo da direita para a esquerda. Pode ser um pouco confuso para quem não está acostumado com os mangás, mas garanto que é fácil pegar o jeito. 🖤


Gostou do texto e quer ler o livro? A DarkSide Books entrega em casa! Basta fazer o pedido pelo site e esperar para ser aterrorizado por ela (no bom sentido, claro!). Clica aqui pra conhecer esses e outros livros da DarkSide e, de quebra, ajudar a manter o PudimCast no ar.

Cintia

PudimCast. Rock. Café. 42. Sci-Fi. Teorias da Conspiração. Lovecraft. Stephen King. Paradoxos. Multiversos. ❤

%d blogueiros gostam disto: